Fone: (85) 3261.8360 | (85) 3088.8942

Os aparelhos ortodônticos, cada vez mais, vêm deixando de ser de uso exclusivo de crianças e adolescentes. Desde a década de 70, houve um aumento significativo do número de adultos que procuram por um ortodontista para alinhar seus dentes e melhorar a estética facial e o sorriso. Isto é possível de ser realizado uma vez que dentes saudáveis podem ser movimentados em qualquer idade. E podem, dessa forma, trazer importantes benefícios à oclusão, à mastigação e até melhorar a qualidade de vida e a autoestima do paciente.

Apesar de não existir idade mínima, a época mais oportuna para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista. Quando for detectada qualquer anormalidade na dentição de leite, o ortodontista deve ser procurado, pois se podem evitar, já nesta fase, futuros problemas. A idade não será um fator limitante do tratamento, mas a sua abordagem deverá ser diferenciada, respeitando aspectos biológicos e sociais, o paciente adulto requer alguns cuidados especiais.

Pacientes adultos não possuem mais o benefício do crescimento para algumas movimentações dentárias e remodelações ósseas e, além disso, não toleram muito tempo de tratamento. Dessa forma, o tratamento ortodôntico em adultos pode ser simplificado, sendo mais conservador em relação aos adolescentes, limitando-se a tratar a estética e a melhorar a oclusão, consequentemente com redução do tempo de tratamento. Além dessa abordagem diferenciada, outro fator que tem encorajado ainda mais os pacientes adultos a procurar a ortodontia é o uso de brackets estéticos, feitos em porcelana, que geram uma aparência ainda mais natural do sorriso.

Existem diversos tipos de aparelhos, elaborados de acordo com diferentes técnicas e filosofias de ortodontia. Entretanto, os aparelhos dentários fixos têm em comum a capacidade de controlar totalmente a movimentação dentária, permitindo, ainda, que pequenos detalhes sejam feitos artisticamente pelo ortodontista, o que confere a cada caso uma configuração única, ou seja, o ortodontista pode movimentar sutilmente os dentes por meio de dobras no fio para encontrar a posição ideal de cada dente.