Fone: (85) 3261.8360 | (85) 3088.8942

A Ortodontia é uma especialidade da odontologia responsável por diagnosticar, prevenir e tratar as irregularidades dos dentes e da face. A finalidade é a correção de problemas funcionais dentário, como o mau posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares, adequando a mastigação, nutrição e promovendo saúde bucal.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, disfunção da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

A ortodontia é um  tratamento bastante procurado por quem quer manter um sorriso esteticamente bonito. Mas, mais do que apenas um tratamento com finalidade estética, a ortodontia tem por função evitar problemas de respiração, deglutição, fala e de articulação temporomandibular, melhorando a qualidade de vida.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável e harmônica ao sorriso, com possibilidade de durar a vida toda.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

A combinação de conhecimentos científicos e a tecnologia dos aparelhos ortodônticos por nós utilizados aumentou a eficiência da terapia proporcionando um tratamento mais rápido e confortável, inclusive em pacientes adultos.

Tipos de aparelhos

Aparelho Fixo Convencional

Este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e/ou brackets. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os brackets são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos brackets e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidas por muitos adultos.

aparelho-fixo-autoligado-ortodontia

Aparelho Fixo Autoligado

É a nova tendência da Ortodontia, são aparelhos que dispensam as borrachinhas coloridas dos brackets convencionais,  diminuindo o atrito e proporcionando forças mais leves e tratamentos mais confortáveis e rápidos. Os atendimentos são mais espaçados, e o desconforto de cada ativação é mais suave que nos aparelhos convencionais.

 

Aparelho Estético

Aparelhos de porcelana: Normalmente são usados em pacientes adultos que desejam aparelhos menos evidentes.

aparelho-estético-de-porcelana

Alinhadores estéticos: Para o paciente que não admite aparelho fixo, uma opção seria o uso deste aparelho móvel, no entanto apenas para pequenos movimentos.

Fios Superelásticos com Memória de Forma

Juntamente com os brackets são usados os fios superelásticos com memória de forma, uma liga metálica desenvolvida inicialmente pela NASA para a fabricação de antenas de satélites. Estes fios são super flexíveis e se tornam inativos quando a temperatura da boca fica abaixo de 37 graus, quando, por exemplo, se bebe algo frio. Isto permite a  sua colocação mesmo em casos onde os dentes estão muito apinhados (encavalados), resfriando-se o fio. Com o passar do tempo, os dentes vão se movimentando na direção do formato original do fio, melhorando suas posições.

Aparelhos Móveis

Usados para crianças para direcionar o crescimento da face e também usadas como contenção após o uso do aparelho fixo.

aparelhos-moveis-ortodontico